domingo, 31 de janeiro de 2016

Paradoxos

Tempo bom aquele em que a gente abria os jornais para se inteirar da realidade e ia ao cinema para fugir dela. Esse tempo já era (se é que um dia ele foi). Hoje o absurdo anda tão banalizado que, se Lewis Carroll fosse nosso contemporâneo, não faria Alice viajar até um país distante para comemorar com o Chapeleiro o desaniversário dela. A menina cantaria parabéns neste mundinho desmaravilhado mesmo, talvez acompanhada de algum armani de Wall Street. Aqui o buraco do coelho é mais embaixo.

Aqui um filmão estrelado por Christian Bale, Steve Carell e Brad Pitt bota as mãos inteiras nas feridas do capitalismo – ao investigar causas e consequências da crise imobiliária detonada em 2008 nos Estados Unidos – e a velha imprensa tupiniquim usa até os pés para aplaudir o livre mercado, responsável pela “reação” norte-americana depois do crash de oito anos atrás.

Dirigido por Adam McKay, A grande aposta não é para pequenos investidores. Inflacionado de termos caros ao universo financeiro, exige do espectador vultosas quantias de atenção do primeiro ao último minuto. Meus neurônios quase pediram falência após a sessão. Só não o fizeram porque o roteiro escrito pelo próprio McKay e Charles Randolph é hábil ao apostar no humor enquanto apresenta os descaminhos de uma tragédia que poucos previram.

Um bônus de palmas para a ideia divertida de convidar celebridades como a atriz Margot Robbie, o chef Anthony Bourdain e a cantora Selena Gomez para traduzir certas expressões do economês. Miriam Leitão que se cuide.

De qualquer forma, com ou sem a ajuda desses “especialistas”, o importante ali é menos o entendimento fino desta ou daquela operação na bolsa – praticamente impossível para leigos – e mais a compreensão do quão selvagem é o sistema financeiro. Um sistema cuja existência só se torna possível graças à ganância desregulada das corporações (sublinhada na sequência em que o personagem de Byron Mann conversa com o de Steve Carell), à ignorância do grande público (que pode acabar debaixo da ponte, como se vê numa rápida cena), à cumplicidade míope das agências de risco (os óculos da representante da Standard & Poor’s falam por si sós), à omissão conveniente da mídia (também formada por corporações) e ao suporte do Estado.

Fica bem claro, ao final do longa, que a fatura daquela joint-venture fadada ao desastre caiu no colo dos contribuintes americanos – e eles a continuam pagando até hoje.

Embora os meios de comunicação de massa venham espalhando que os Estados Unidos ensaiam uma recuperação da crise em razão de uma “economia de mercado assentada numa sólida democracia representativa e numa sociedade aberta” (o trecho aí foi retirado de um recente editorial do jornal O Globo), o que se tem visto é o aprofundamento da desigualdade por aquelas bandas. Em Nova York, por exemplo, o número de moradores de rua quase dobrou na última década – um fenômeno que tem se repetido em outras grandes cidades americanas.

Ou seja, enquanto nossas manchetes exaltam a retomada da atividade econômica na América – o reino de todas as virtudes, a terra das oportunidades, o modelo de nação a ser seguido por qualquer país que deseje prosperar –, ao mesmo tempo ocultam o destino da riqueza gerada: os endereços mais caros da Park Avenue.

Por essas e outras, não me espanto ao ver tantos que dependem do transporte público esbravejarem por causa de 0,2% da CPMF – imposto que recai também sobre os milionários – e emudecerem sobre os 10% a mais na passagem de ônibus ou sobre as manifestações de jovens contra esse aumento abusivo. O que esperar de quem foi domesticado, desde priscas eras, a buscar informação apenas naquele noticiário espremido entre as novelas?

Não é à toa que o abismo entre o 1% mais rico e os 99% mais pobres só aumenta: nos 99% existe (muita) gente defendendo quem está no 1%. É alice de mais bajulando a Rainha de Copas sem se dar conta de que sua cabeça pode ser a próxima a rolar.

2 comentários:

  1. Está ficando monótono elogiar tuias crônicas.
    Viva a monotonia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí também temos que nos esforçar pra elogiar com criatividade! Fábio, te dou US$10 milhões em títulos subprime emitidos pelo Lehman Brothers pelo texto! Você merece!

      Excluir