domingo, 15 de dezembro de 2013

De caráter e caracteres

Que grande parte da espécie humana não vale o meme que curte nem o selfie que compartilha, o Face inteiro sabe. Mas há exemplares que extrapolam todos os caracteres do bom senso e estão sempre nos trending topics da imbecilidade, quando não do mau-caratismo. Autênticos spams da vaidade e do preconceito, não fariam falta alguma se fossem deletados do feed nosso de cada dia.

Falo do maior humorista nunca antes visto na história deste país, quiçá deste universo, o eternamente sexista – se lê ce-que-cis-ta – Danilo Gentili. Pois esta semana ele deu mais uma prova de que honra seu sobrenome. Só que não. Tudo começou na última terça-feira, quando o nobre entrevistou em seu Agora é tarde um escritor autodenominado especialista em caviar e movimentos sociais.

Após o bate-papo (a que não assisti porque estava plantando tubérculos da família das solanáceas), uma internauta foi ao Twitter e se atreveu a escrever a seguinte crítica: “O Jô Soares é de direita, mas é respeitado, pois tem conhecimento (leitura). Agora, esse Danilo Gentili cita a Forbes. Ridículo”. Pa-ra-quê? Pouquíssimo tempo depois, o apresentador já estava online para responder à estilingada com um tiro da bazuca, e seu peculiar bom humor, claro: “Chupadora de rola de genocida e corrupto detected. Quem quiser deixá-la molhadinha, basta assassinar alguém. Ela pira!”.

 

Nossa. Imagine se a moça ainda revelasse ao mundo que Gentili leva a Veja pra cama toda noite. Se bem que, nesse caso, talvez ganhasse um elogio. Quem sabe até um CD do Roger de brinde.

 

Mas não. A fúria do rapaz não parou no alerta sobre – só para ser mais gentil – a esquizofrênica apreciadora de charutos cubanos. Logo nosso projétchio de David Letterman convocou seus asseclas a atacarem a jovem. Mais uma vez, com aquele peculiar bom humor, além de certa dificuldade na concordância verbal: “Fanzocas a xingue [sic] de puta”. Não é que parte considerável de seus cinco milhões de seguidores obedeceu? Mulheres, inclusive.

 

Não demorou que a mais nova maior polêmica de todos os tempos da última semana tomasse conta das redes sociais e Gentili viesse a público se defender: “Ela apareceu do nada na minha TL me xingando gratuitamente. [...] A dondoquinha só pode xingar os outros, mas receber um xingamento como resposta não pode! Judiação, não é mesmo? Ela só quer a metade da lei natural – a da ação. A da reação, ela considera desrespeito. É a ditadura do coitadinho, que só pode ofender, mas não pode ser ofendido”.

 

Impressão minha ou o gajo, bancando a vítima, assinava um atestado de covardia? Ele, pobrezinho, indefeso, mais cinco milhões de seguidores, contra ela e seus mil ratos pingados. Não teria sido melhor, mais inteligente (eu sei, é pedir muito), apenas ignorar a estilingada da internauta? Como bem li por aí, a mosca permaneceria mosca e o cavalo, cavalo. O feed nosso de cada dia continuaria rolando.

 

Só que o cavalo, ainda tentando se defender da “comuna” (outro adjetivo usado pelo ilustre equino), guardava um derradeiro coice, digno dos mais brilhantes tratados de filosofia, de fazer Platão se trancar na caverna e não querer mais sair de lá: “Qual é a conclusão [disso tudo]? Que o que falta mesmo é um pau bem grande no cu de todo mundo. Reflitam sobre isso. Esse é o desafio para 2014: mais pau no cu de todo mundo”.


Já refleti. Como refleti. Aliás, passei meio segundo inteirinho refletindo. E também cheguei a uma conclusão: gente como Gentili não gera gentileza.

4 comentários:

  1. Gostei muito do texto, ultimamente tem melhorado muito e tendo o total controlo dos assuntos que está escrevendo. Sobre esse caso não tinha visto, afinal tenho twitter, porem acho isso uma perda de tempo e irritação gratuita, porem é complicado isso.Mas não sou de esperar muito dele, e nunca fui, assisto até o programa dele e tudo, porem não acho nada dele que me identifique por isso não sigo no Facebook. Mas ele deveria pensar que como ele está muito alto socialmente que as pessoas que mandam recado para ele no twitter, ele deveria pensar que ele pode mais com seus seguidores que uma pessoa normal na vida, porem a personalidade dele mesmo é de fazer uma piada, agora não sei porque se desculpou assim, ele poderia usar outra piada. E você completou o sexista inicial com o que ele disse no final do texto que você escreveu, mais acho um pouco sexista como eu sou que tudo se resolveria com uma namorada para ele e para a mulher com um homem , ambos não perderiam tempo com algo virtual. Não concorda!?

    ResponderExcluir
  2. Assisti essa entrevista e outras tantas, das quais ele conduz muito mal, ser humorista tudo bem, mas tem momentos que parece um pateta. É mais um que gosta de polemizar.

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente curto o humor do Gentilli mas claro que não tudo o que ele diz, e muitas vezes ele acaba extrapolando e nem faz ideia disso, só está manchando cada vez mais sua imagem esses escândalos virtuais.

    ResponderExcluir