quinta-feira, 21 de junho de 2012

O nono passageiro

Noite dessas tirei duas horinhas para assistir ao Alien de Ridley Scott. Filme visto há muitíssimo tempo. Satélite quase esquecido nos confins da memória. E foi bom – assustadoramente bom – embarcar na Nostromo outra vez, percorrer seus corredores perigosamente quietos, revisitar o planeta LV-426 e explorar seus mistérios.

Melhor ainda – assustadoramente melhor – foi recordar uma história cuja narrativa privilegia o silêncio, em detrimento dos trocentos efeitos sonoros de tantos e tantos blockbusters atuais, que supostamente seriam imprescindíveis para levar o espectador a sentir aquele friozinho básico na espinha e gelar na poltrona.

O roteiro de Dan O’Bannon não tem pressa de apresentar seus personagens e, em especial, sua protagonista, a tenente Ellen Ripley, interpretada com segurança por Sigourney Weaver. Vamos descobrindo quem – e o quão forte – ela é gradualmente, à medida que o medo toma conta da tripulação e o terror se espalha pelas artérias da nave.

Da mesma forma, os segredos guardados pelo cientista Ash, vivido por Ian Holm, são revelados aos poucos, surpreendendo simultaneamente seus companheiros de viagem e o público – como se este também fizesse parte do grupo e estivesse sob o risco iminente de travar contatos mais que imediatos com aquela criatura repleta de ácido nas veias.

Por falar em contatos imediatos (e hi-per-ten-sos), a sequência em que Ripley se acha sozinha – absolutamente vulnerável – com a fera no módulo auxiliar da Nostromo, no ato final do longa, é a síntese perfeita de uma obra que constrói sua atmosfera de pavor progressivamente, que deixa a plateia com a respiração ofegante sem precisar fazer uso de um festival epiléptico de berros.

O que se mostra, enfim, bastante coerente com aquele universo: como bem diz a frase no pôster do filme, no espaço ninguém pode ouvir você gritar.

6 comentários:

  1. eu acho esse universo de "alien" muito interesante

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto que só desse filme!

    ***
    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. O melhor filme da franquia na minha opinião!

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempinho que vi o filme pela primeira vez... Ele superou minhas expectativas!
    O filme me prendeu o tempo todo, fiquei super nervosa e querendo que aquele alien parasse de assustar todos.

    ResponderExcluir
  5. Um clássico. A prova disso é que ele não envelhece, por isso, como você bem disse é "assustadoramente bom", genial exatamente por abrir mão de uma enxurrada de efeitos especiais para enfatizar a angústia da personagem.

    ResponderExcluir
  6. Minhas irmãs já me falaram desse filme, que dá muito medo, que é realmente bom. Preciso aproveitar melhor as coisas boas do "passado".

    ResponderExcluir