quinta-feira, 14 de junho de 2012

Me engana que eu gosto

Não há outro jeito de começar a contar o caso da prisão do pai de santo que prometeu trazer a propina amada em três horas: era uma vez.

Pois então.

Era uma vez o reverendíssimo Pai Carlinhos Cascatinha da Pombagira, vulgo Cachoeira para os que não entenderam a piada, bem-sucedido empresário do ramo das previsões futurológicas e astrais, fabricante de caça-níqueis-e-trouxas que ainda acreditam em conversa para boi dormir, estória (com e mesmo) para inglês ver e denúncia da Veja Varejeira.

O Macumbeiro das Estrelas acabou detido por policiais da primeira e única delegacia de crimes contra a boa-fé dos brasileiros-que-não-desistem-nunca-de-levar-vantagem após o depoimento emocionado de uma vítima à ilibada revista durante um vernissage promovido pela high society carioca na Ilha de Caras e Bocas.

Segundo a pobre criatura – que já foi funcionário do pai de santo e jura ter visto duendes, fadas e políticos honestos –, Cascatinha lhe prometeu um punhado de dólares caso ele não jogasse no ventilador sua folha corrida de vigarices, charlatanices e outros trabalhos feitos à base de farofa, cachaça e galinha morta. Aliás, um punhado de dólares na cueca.

De quem, não me perguntem. O horário não permite detalhes tão sórdidos.

O fato é que o Embusteiro do Caboclo Louro prometeu o dindim em três horas e não cumpriu o combinado nem em três dias. Em tempo algum, para falar a verdade. Ainda passou a ameaçar o ex-empregado de invocar antigos espíritos do mal – os perversos mumm-rás – e amarrar seus caminhos vida eterna afora.

Que meda.

Agora quem vai ficar amarrado – num xilindró bem apertado – é esse Herculano Quintanilha de novela mexicana, esse David Copperfield do subúrbio, esse Mister M dos truques baratos, esse ilusionista de meia tigela de vinagre na encruzilhada do fim do mundo. É o que espera cada uma de suas vítimas. Cada pessoa que confiou em seu papo de era-uma-vez.

(Que viveram-felizes-para-sempre não vem embrulhado em bola de cristal.)

4 comentários:

  1. Adorei o texto, irônico e inteligente!

    http://pitadadecinema.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. HUEUHAUEHAUEHAUEH eu lembro que via o anúncio dele no jornal/revista e só olhava pra sobrancelha, pqp!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário no MBC NEWS. E sobre o texto acima acho que tem tudo haver com a história do Brasil tanto os personagens reais quanto você escrevendo ficou uma coisa demasiadamente bem sacada.

    ResponderExcluir
  4. kkkkk o pai de santo se ferrou! Gostei da postagem, seu blog/site tem um template muito bonito e convidativo, virei fã, muito sucesso para vc...

    http://temtudomega.blogspot.com
    siga o meu blog também, comente e CURTA no facebook
    Agradeço

    ResponderExcluir